Pedagogia

Para mais informações sobre o curso envie um e-mail para pedagogia@iescamp.com.br

Objetivo do Curso

Preparar profissionais em educação capazes de gerenciar e articular a prática educativa em todas as suas dimensões, em sistemas formais e não-formais de ensino, nos níveis infantil, fundamental I, educação de jovens e adultos, educação inclusiva e também para atuar em hospitais, empresas e no terceiro setor formando um profissional completo que compreende o processo de construção do conhecimento no indivíduo inserido em seu contexto social e cultural.

Áreas de Atuação

O profissional de pedagogia poderá atuar como docente e também nas áreas de administração, assessoria, supervisão, coordenação e orientação educacional, além de estar apto a conceber, desenvolver, aplicar e avaliar projetos educacionais e atuar ativamente em situações de ensino-aprendizagem emergentes em nossa sociedade. Pode também trabalhar em empresas criando projetos educacionais, sociais e culturais, como consultor, em hospitais desenvolvendo ações educacionais com crianças e adolescentes enfermos ou hospitalizados que necessitam de uma formação ampla, com conhecimentos diversificados, instrumental específico e recursos adequados para atender às dificuldades e limitações impostas por esse tipo de situação.

Público Alvo e Duração

Portadores de diploma de ensino médio e portadores de diploma de ensino superior.
O curso tem duração de 08 semestres - período noturno.

 

Matriz Curricular


1º Semestre 2º Semestre 3º Semestre 4º Semestre 5º Semestre 6º Semestre 7º Semestre 8º Semestre
Fundamentos da Didática Alfabetização e Letramento Sociologia da Educação Fundamentos Filosóficos da Educação Metodologia do Ensino das Ciências Naturais Avaliação dos Processos Pedagógicos e Educacionais Libras - Língua Brasileira de Sinais I Problemas e Distúrbios de Aprendizagem
Ética Profissional Didática e Formação de Professores Fundamentos Filosóficos Pesquisa Educacional e Prática Pedagógica Prática do Ensino das Ciências Naturais Educação Inclusiva Princípios da Educação a Distância Eco Pedagogia e Consciência Ambiental
História Geral da Educação História da Educação no Brasil Fundamentos da Matemática Prática de Ensino em Pesquisa Educacional Políticas Educacionais e Organização da Educação Brasileira Educação de Jovens e Adultos Literatura na Educação Libras - Língua Brasileira de Sinais II
Língua Portuguesa Sociologia Geral Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa Fundamentos da Atuação do Pedagogo Metodologia da Educação Infantil Fundamentos da Orientação Educacional Educação em Direitos Humanos e Identidade Cultural Escola, Família e Comunidade.
Fundamentos da Psicologia Psicologia da Educação Prática do Ensino da Língua Portuguesa Metodologia do Ensino da Matemática Prática do Ensino da Educação Infantil Fundamentos da Coordenação Pedagógica Trabalho de Conclusão de Curso – Pré Projeto Trabalho de Conclusão de Curso
Metodologia do Trabalho Científico Atividades Complementares Metodologia do Ensino da Geografia e História Prática do Ensino da Matemática Corpo e Movimento na Educação Princípios e Métodos de Gestão Escolar III Estagio Curricular Supervisionado III – Gestão, Planejamento E Supervisão Da Educação. Estagio Curricular Supervisionado IV – Práticas Educacionais
Atividades Complementares Prática do Ensino da Geografia e História Metodologia do Ensino de Arte Prática de Ensino de Corpo e Movimento na Educação Estagio Curricular Supervisionado II – Ensino Fundamental I
Atividades Complementares Prática do Ensino de Arte Princípios e Métodos de Gestão Escolar II
Princípios e Métodos de Gestão Escolar I Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação
Atividades Complementares Estagio Curricular Supervisionado I – Educação Infantil
 

Ato Legal

AUTORIZAÇÃO PORTARIA Nº 2.797 DE 17/08/2005 E RECONHECIMENTO PORTARIA Nº 1.140, DE 29/07/2009.

Coordenação


Profª Verônica Paternost

Educadora, com graduação em Letras pela UNICAMP (1.982) e Mestrado em Educação Física, na área de concentração Pedagogia do Movimento, também pela UNICAMP (2.000). Atuou na docência do Ensino Fundamental e Médio por mais de dez anos.

Formada pelo método Padovan de Reorganização Neurofuncional (1994), desenvolveu trabalho terapêutico durante 8 anos com estudantes do ensino fundamental e médio que apresentavam dificuldades em compreensão, interpretação e produção de textos; esse trabalho deu origem à sua pesquisa no mestrado com a dissertação intitulada " A motricidade como base para a aprendizagem - o estudo de um caso pela Reorganização Neurofuncional". Está na docência do Ensino Superior há 16 anos atuando com disciplinas que versam sobre os processos da Comunicação e da Expressão, além da Coordenação de Curso e da CPA (Comissão Própria de Avaliação).

Desde a conclusão de seu mestrado vem estudando e se atualizando com Neurociências, em especial nos aspectos que se referem à linguagem e à aprendizagem.