O Maio Amarelo é um movimento que visa a preservar a vida no trânsito através de ações coordenadas entre poder público e sociedade civil.
Inspira-se no Outubro Rosa e Novembro Azul, que abordam, respectivamente, o câncer de mama e de próstata. Seu símbolo, o laço, replica os de outubro e novembro e também o da luta contra a Aids, mas na cor amarela (de advertência, alerta, atenção).
A iniciativa foi criada em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, proclamada em março de 2010 pela ONU. Em 2018, chega à quinta edição.
Em Campinas, é encampada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) / Secretaria Municipal de Transportes (Setransp). Independentemente do Maio Amarelo, a Emdec já realiza constantes programas, ações e campanhas junto a diferentes públicos em seus projetos de educação para a mobilidade.
O Maio Amarelo mobiliza órgãos públicos, empresas, instituições de ensino, hospitais, museus, condomínios, clubes, associações e organizações sociais, entre outros, para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento. O movimento já alcança 27 países.
Em parceria com a Emdec, a Faculdade IESCAMP receberá a palestra “Educação no Trânsito” no dia 16 de maio. O evento acontecerá em dois horários: das 19h às 20h e das 20h30 às 21h30. Essa ação faz parte do Programa Multidisciplinar Socioambiental IESCAMP e visa conscientizar a comunidade acadêmica sobre a responsabilidade na segurança da circulação exercida por pessoas, não veículos. Participe!
Fonte: http://www.emdec.com.br/maioamarelo/