PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
PÓS-GRADUAÇÃO

O curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional é uma especialização lato sensu reconhecido pelo MEC através do programa de Pós Graduação da Faculdade IESCAMP. Propõe-se a atender uma demanda que se intensifica e qualifica a cada dia solicitando cursos de alto nível teórico e prático que reflitam o comprometimento com esforços e conquistas empreendidos pelos profissionais da área. Promove aos pós-graduandos a oportunidade da prática institucional e clínica, a realização de estágios supervisionados e o acompanhamento psicopedagógico. Assim, além da formação acadêmica do psicopedagogo o curso pretende estimular e favorecer uma formação pessoal ética e reflexiva voltada ao bem estar da sociedade e fundamentada cientificamente pelo conhecimento acumulado e em desenvolvimento. Desse modo, baseia-se também na conscientização do impacto causado na atuação social do psicopedagogo vinculando-a uma postura profissional incorporada ao Código de Ética da profissão.
Objetivos
Promover a capacitação do profissional para lidar com processos de aprendizagem e suas dificuldades no contexto de diferentes instituições educacionais por meio da formulação de práticas significativas voltadas à aquisição de conhecimentos e ao desenvolvimento de habilidades, tanto no que tange ao campo de atuação teórica quanto ao que se refere às atividades práticas exercendo diferentes atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão universitária.
Áreas de Atuação
O psicopedagogo atua no trabalho clínico e preventivo na área da educação operando em diferentes instituições e espaços educacionais com o objetivo de intervir nos cursos de formação para auxiliar o professor na melhoria das condições de aprendizagem de seus alunos.
No atendimento clínico busca formas curativas para os distúrbios de aprendizagem da criança e do adolescente e no atendimento preventivo atua como profissional que colabora nas instituições educacionais, em geral de forma integrada no planejamento escolar e na realização de atividades e intervenções psicopedagógicas para melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
Deste modo, além de participar das situações de insucesso do processo de aprendizagem mobilizando condições pedagógicas para intervenção, o psicopedagogo também tem como função propor o aperfeiçoamento de estratégias de aprendizagens para diversas faixas etárias.
Módulo 1 – Educação
Módulo 2 – Psicopedagogia Clínica e Institucional
Módulo 3 – Projeto Final
Portaria de Reconhecimento
O curso de Pós-Graduação da FACULDADE IESCAMP – Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas está de acordo com a Resolução n.1, de 8.6.2007 e Parecer CES/CNE n. 908/98.