DESIGN THINKING E SOLUÇÕES INOVADORAS PARA OS NEGÓCIOS

PÓS-GRADUAÇÃO

O “Design Thinking” é uma abordagem diferenciada para soluções inovadoras e criativas. As técnicas e ferramentas do Design Thinking tem aplicabilidade no mundo dos negócios, justamente porque a complexidade dos problemas a nível estratégico exigem soluções cada vez mais criativas e de enfoque interdisciplinar.

Nesta abordagem, a aprendizagem é fator fundamental e deve ser contínua, sendo que as adaptações serão sempre necessárias. As organizações inteligentes (organizações que aprendem) são constituídas por profissionais com perfil diferenciado, que além de competência, demonstram a capacidade criativa de resolver problemas difíceis e complexos.

A metodologia do Design Thinking auxilia na construção de uma cultura organizacional baseada na co-criação, transformando os desafios em oportunidades e lidando com as incertezas e a imprevisibilidade do processo de gestão. Requer raciocínio associativo e pensamento analítico, além de se propor a posicionar as pessoas do início ao fim dos processos, sendo que as capacidades, características e necessidades pessoais são levadas sempre em consideração.

Objetivos

O principal objetivo do curso é a formação e o desenvolvimento de profissionais que atuam a nível estratégico nas empresas, visando à ampliação de suas habilidades críticas, inovadoras e criativas. Dessa forma, a Pós-Graduação em Design Thinking e soluções inovadoras para os negócios busca capacitar os profissionais na aplicação das ferramentas do Design Thinking tanto para o planejamento e remodelagem de processos diários e cotidianos das empresas – com vistas a desburocratizar e inovar nas soluções – quanto para as funções e soluções estratégicas. Os alunos serão convidados a abrirem-se para uma análise crítica do “já aprendido anteriormente”, explorando possibilidades, revendo ideias e explorando seus insights.

Público Alvo

Este curso é voltado para profissionais a nível gerencial ou que almejem esta posição. É um curso que visa à formação de profissionais com visão crítica e baseada na solução de problemas complexos a partir da inovação e da criatividade. Visa, acima de tudo, exercitar o Mindset do Design Thinking estimulando a autonomia intelectual e espírito investigativo e desenvolvendo projetos e novos modelos de negócio a partir desta perspectiva.

Módulo 1 – Being

  • Estratégia Empresarial
  • Empreendedorismo e Inovação
  • Tópicos Emergentes em Gestão

Módulo 2 – Design Thinking e Soluções Inovadoras para Negócios

  • Fundamentos do Design Thinking
  • Ferramentas e Práticas do Design Thinking
  • Prototipação & Storytelling Design
  • Integração de Negócios e Corporate Performance Management (CPM)
  • Business Model Generation e Geração de Valor
  • Business Plan
  • Desenvolvimento de organizações inteligentes
  • Service Design

Módulo 3 – Projeto Final

  • Grupo de Estudos – Prática para Projeto
  • Metodologia para Pesquisa / Projeto Prático
  • Projeto Final

Portaria de Reconhecimento

O curso de Pós-Graduação da FACULDADE IESCAMP – Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas está de acordo com a Resolução n.1, de 8.6.2007 e Parecer CES/CNE n. 908/98.

Dúvidas?

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Ou entre em contato conosco