PÓS-GRADUAÇÃO EM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

PÓS-GRADUAÇÃO

Aprovado pelo Conselho Estadual de Educação de acordo com a Deliberação CEE 112/12. Oficializado pelo parecer no 277 do Processo CE 281/2015.

O processo de inclusão de pessoas com deficiências auditivas apresenta a necessidade uma série de adaptações e melhorias no contexto educativo e social no sentido de trazer maior qualidade no enfrentamento de suas restrições e dificuldades.

Poderá colaborar e orientar sobre o processo educacional de seu atendido, ou no caso de estar inserido nelas, contribuir com sua atuação especializada no trabalho profissional coletivo.

O Curso de Especialização em Educação Especial – Deficiência Auditiva da Faculdade Iescamp abordará os aspectos da Língua Brasileira de Sinais e sua aplicabilidade em diversos segmentos sociais.

Objetivos

Promover a capacitação do profissional em Educação Especial e Inclusiva para lidar com processos de aprendizagem e suas dificuldades no contexto de diferentes instituições educacionais, por meio da formulação de práticas significativas voltadas à aquisição de conhecimentos e ao desenvolvimento de habilidades, exercendo diferentes atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão universitária.Estão previstas várias atribuições e atividades para o docente especializado em Educação Inclusiva, como o aprendizado da língua brasileira de sinais em cumprimento à Lei 10.436/02 com vistas à inclusão e a educação bilíngue para surdos.

Áreas de Atuação

Pedagogos:
O docente especializado em Educação Especial nos vários níveis de deficiência auditiva deve estar apto a facilitar as conquistas dos alunos portadores dessas necessidades especiais intervindo em suas dificuldades e auxiliando-os na melhoria de suas condições educativas. O curso contribui com a oferta de profissionais qualificados para o exercício profissional docente, suprindo as necessidades identificadas no sistema educacional.

Público-Alvo

Pós Graduação em Educação Especial-Deficiência Auditiva:
Licenciados em Pedagogia
Aprovado pelo Conselho Estadual de Educação de acordo com a Deliberação CEE 112/12. Oficializado pelo parecer no 277 do Processo CE 281/2015.

Módulo 1 – Fundamentos

  • FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
  • AS POLÍTICAS PÚBLICAS E AS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
  • ORIENTAÇÃO FAMILIAR E ESCOLAR
  • DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
  • CRIATIVIDADE E COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO
  • TEORIAS DA APRENDIZAGEM
  • ESTUDOS DOS PROBLEMAS E DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM E SUAS POSSÍVEIS INTERVENÇÕES
  • ESTUDOS DE NEUROLOGIA COGNITIVA E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

Módulo 2 – Educação Especial e Inclusiva

  • DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ: FUNDAMENTOS E ADEQUAÇÕES METODOLÓGICAS E CURRICULARES
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE SURDOS
  • FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA
  • DIDÁTICA APLICADA A LIBRAS NO ENSINO DE DISCIPLINAS ESPECÍFICAS PARA ALUNOS SURDOS
  • LINGUÍSTICA APLICADA A LIBRAS – ESTRUTURAS GRAMATICAIS
  • INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS I
  • LIBRAS INTERMEDIÁRIO – II
  • LIBRAS AVANÇADO – III
  • EXPRESSÕES CORPORAIS E FACIAIS APLICADAS A LIBRAS
  • INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA NA SALA DE AULA- PRÁTICA EDUCACIONAL

Módulo 3 – Projeto Final

  • Grupo de Estudos – Prática para Projeto
  • Metodologia para Pesquisa / Projeto Prático
  • Projeto Final

Portaria de Reconhecimento

O Curso de Pós-Graduação da FACULDADE IESCAMP – Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas está de acordo com a Resolução n.1, de 8.6.2007 e Parecer CES/CNE n. 908/98.

Dúvidas?

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Ou entre em contato conosco