Desenvolvimento da Linguagem e Aquisição da Escrita

Conhecimento básico de fonética, fonologia e morfologia do português. Percepção e produção da fala. Abordagem dos distúrbios da linguagem. Leitura e processamento da linguagem. Fatores sociais, culturais, históricos e psicopedagógicos do desenvolvimento e da aprendizagem da escrita. As etapas de conscientização da escrita, a consciência fonológica e fonêmica e a aprendizagem das letras.
A inserção do texto e na aprendizagem inicial da escrita vários sistemas. Possibilidades de produção, apropriação e interpretação da língua escrita e falada na escola. A escrita nas práticas sociais. Didáticas e metodologias da língua portuguesa na educação infantil e da escrita em jovens e adultos – linguagens, subjetividades e desenvolvimento e a influência do mundo do trabalho.

Conteúdo

Abordagem sócio histórica do desenvolvimento humano;
Principais ideias do pensamento de Vygotsky;
Desenvolvimento infantil;

Pensamento e linguagem;
Linguagem oral e linguagem escrita;
Leitura do mundo e leitura da palavra: alfabetização na perspectiva de Paulo Freire;

O papel da educação e da escola;
Dimensões técnicas e sociopolíticas;

Distúrbios da linguagem;
Principais distúrbios;
Encaminhamentos;

Linguagem, mídia e mundo do trabalho;
Sociedade da informação e do consumo;
Leitura crítica e formas de expressão

Objetivos Específicos

Conhecer os processos sociais, culturais, históricos e psicopedagógicos de desenvolvimento da linguagem e da aquisição da escrita.
Estudar a linguagem oral e escrita e suas relações com o pensamento,aprendizagem e desenvolvimento humanos na perspectiva sócio histórica, com ênfase no espaço escolar.
Conhecer os distúrbios da linguagem.
Favorecer a discussão crítica sobre as relações entre: linguagem e mídia,alfabetização e letramento, linguagem e mundo do trabalho.
Promover o debate sobre métodos de ensino da linguagem oral e escrita.

Público Alvo

Profissionais em busca de desenvolver a aprendizagem de recursos que promovam o bem-estar na relação interprofissional entre as pessoas que estejam em atendimento profissional referente ao aprofundamento do processo de aprendizagem;
Professores e profissionais da educação interessados por desenvolver o conhecimento sobre métodos, técnicas e instrumentos psicopedagógicos que tenham por finalidade a prevenção, a avaliação e a intervenção relacionadas com a aprendizagem;
Consultores, coordenadores e professores voltados ao aprendizado para a identificação dos problemas e dificuldades de aprendizagem tendo em vista o sujeito e a família em diferentes contextos educacionais, como: formal, não-formal, informal, empresarial e da saúde;

.

Cronograma de Aulas


17/MAR

24/MAR

31/MAR

07/ABR

14/ABR

Duração do Curso: 24 horas

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas com antecedência.

Informações adicionais através do e-mail: posgraduacao@iescamp.com.br
Telefones:(19) 2516.0289 | (19) 98384.1441